Câmara encerrou Mês de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal

O evento que integra o Calendário Oficial de Eventos do município de Ribeirão Preto, é resultado da lei de autoria da vereadora Glaucia Berenice (DEM)
Câmara encerrou Mês de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal

Realizada na tarde desta segunda-feira, 27 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o encerramento do Mês de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal.

O evento que integra o Calendário Oficial de Eventos do município de Ribeirão Preto, é resultado lei de autoria da vereadora Glaucia Berenice (DEM).  A Síndrome Fetal do álcool é a principal causa de retardo mental de crianças, passível de prevenção durante a gestação, e depende exclusivamente do nível de informação e conscientização da população geral e, em especial, das mulheres gestantes.

Com a participação de profissionais da área da saúde e transmitido ao vivo pelos canais da TV Câmara, foi apresentado pela enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Cleusa Cunes Mestrinel, o protocolo de atendimento às mulheres que tenham consumido álcool na fase gestacional, abrangendo também as crianças e adolescentes que possam vir a ter sintomas relacionados à síndrome alcoólica fetal (SAF).

A enfermeira destacou a importância do debate sobre o tema, visto que a síndrome é 100% prevenível. “É um trabalho de formiguinha, mas se conseguirmos evitar que uma gestante evite o álcool, já estaremos salvando uma criança da síndrome e isso já vale a pena” afirmou Cleusa.

O protocolo tem o objetivo de nortear o atendimento da rede intersetorial, sendo muito importante para todos os profissionais envolvidos no atendimento à SAF, pediatras, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, e outros.

Além de Glaucia Berenice e Cleusa Cunes, participaram do evento: Márcia Motta, representando o Secretário Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a enfermeira do CAPs II, Natalia Jora Pegoraro, além da participação virtual do Dr José Mauro Braz de Lima, da UFRJ e Presidente da SAF França e SAF Brasil.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)